quinta-feira, 24 de novembro de 2011

População branca brasileira cai abaixo dos 50%


O número de pessoas que se declaram brancas no Brasil baixou pela primeira vez e já representa uma percentagem inferior ao dos que se declaram negros e mestiços, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2010, o número de brasileiros que se classificaram como brancos foi de 91 milhões, o que fez com que este grupo passasse a representar 47,7 por cento da população, de aproximadamente 191 milhões de pessoas.

Em 2000, os que se declaravam brancos representavam 53,7 por cento da população brasileira.

Na mesma base de comparação, a percentagem de brasileiros que se declarou negra passou de 6,2 por cento, em 2000, para 7,6 por cento, cerca de 15 milhões de pessoas, em 2010.

A parte da população que se considerou mestiça também cresceu, ao passar de 38,5 por cento, em 2000, para 43,1 por cento (82 milhões de pessoas) em 2010.

Dois milhões de brasileiros consideraram-se amarelos e outros 817 mil declararam-se índios.

fonte: http://www.dn.pt/inicio/globo

3 comentários:

  1. Agora com as cotas, parte daquela população mestiça que se considerava "branco", se diz "negro" agora, e outros que são aparentemente brancos, se dizem "mestiços" para serem assim beneficiados com a politica racista negra de cotas.

    ResponderExcluir
  2. Sempre fomos a minoria neste país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mazimo, por isso fundemos um país branco, pois neste país chamado "Brazil", somos considerados "cidadãos de 2ª classe", nos Estados do Sul, assim como em São Paulo e Mato Grosso do Sul, os brancos ainda são maioria...

      Excluir