quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A cidade mais italiana do Brasil


O municipio de Antônio Prado fica a 184 km de Porto Alegre , possui uma área de 347,616km² e uma população de cerca de 12 837 hab (Censo IBGE/2010)

A floresta milenar que revestia inteiramente os 386 Km² do atual município de Antônio Prado (RS), permaneceu intocável, como ilha inacessível, até pelo ano de 1880.
Nem os missionários jesuítas, que fundaram a Vacaria dos Pinhais, e o próprio Padre Francisco Ximenes, que em 1633 efetuou o levantamento da região, não puseram os pés aqui, assim como não fez a bandeira de Raposo Tavares em 1863.
Os fazendeiros dos Campos da Vacaria, no século passado, penetravam na mata que circunda o campo, ocupando terras para implantar suas lavouras e invernadas, entretanto, não ultrapassaram a atual linha divisória do município.
Só indígenas, tape e coroado ( caingangue ) percorria as montanhosas paragens, cobertas de imensos pinhais, de cujo fruto alimentavam-se.

Antônio Prado foi a sexta e última das chamadas "antigas colônias da imigração italiana", e foi fundada em maio de 1886. Apartir daí, criada a nova colônia, começaram a ser destinadas verbas públicas para abertura de estradas, construção de balsas, medição de terras, construção de barracões, transporte e acolhimento dos colonos.
Apesar dos importantes acontecimentos políticos pelos quais o país passava, como a proclamação da República e a Revolução Federalista em 1893, não houve interferência no processo de implantação de imigrantes em terras devolutas e cobertas de matas da Serra do Rio das Antas.
A revolução de 1893, agitando violentamente quase todos os recantos do estado, pouco podia interferir numa colônia recém-fundada, alcandorada entre paredões, sem estradas, animais de transporte e sem outros recursos econômicos, humanos e financeiros.
Deixando de lado as agitações políticas que abalavam o país, a inspetoria e as comissões de medição de lotes e as de terras e colonização, prosseguiram seu patriótico trabalho de estabelecer mais de mil famílias no território do atual município de Antônio Prado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário